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A Loteca, antigamente denominada Loteria Esportiva, é uma modalidade de loteria brasileira, mantida pela Caixa Econômica Federal, com o objetivo de prognosticar resultados de partidas de futebol.
Tal jogo inspirou a produção da comédia Como Ganhar na Loteria sem Perder a Esportiva do diretor J.B.Tankocomo analisar futebol virtual sportingbet1971.
Um bilhete da Loteria Esportiva, da Caixa Econômica Federal, dos dias 25 e 26 de novembro de 1972.
A Loteca foi regulamentada no Brasilcomo analisar futebol virtual sportingbet25 de março de 1970[1] e realizada desde 19 de abril, quando foi feita uma rodada experimental no estado da Guanabara com prêmio fixo de duzentos mil cruzeiros novos e cem mil bilhetes distribuídos.
[2] O jogo número 1 foi um Fla-Flu.
[3] As vendas de apostas foram feitascomo analisar futebol virtual sportingbet48 barracas improvisadas.
[3] Testescomo analisar futebol virtual sportingbetSão Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre e outras cidades, no mesmo fim de semana, foram cancelados.[4]
Naquela época, era necessário acertar os resultados de treze jogos selecionados pela Caixa para ganhar o prêmio.
Durante a fase experimental, era possível até marcar treze palpites triplos (quando todas as colunas são marcadascomo analisar futebol virtual sportingbetuma linha), mas ninguém chegou a fazer os treze pontos[5] - as chances matemáticas eram de 1:1 594 323 para fazer os treze pontos.
Oito apostadores foram premiados com doze pontos[6] e dividiram o prêmio líquido, com cada um recebendo cerca de dez mil cruzeiros novos.
[4] Outras rodadas experimentais foram realizadascomo analisar futebol virtual sportingbet3 de maio, também na Guanabara, ecomo analisar futebol virtual sportingbet17 de maio,como analisar futebol virtual sportingbetSão Paulo, Belo Horizonte e Brasília.[2]
Oficialmente, os bolões começaramcomo analisar futebol virtual sportingbet7 de junho, que foi também a primeira vezcomo analisar futebol virtual sportingbetque foram acertados treze pontos.
[6] O futebol já era febre no país, antes mesmo de a seleção brasileira ter faturadocomo analisar futebol virtual sportingbetterceira Copa do Mundo, o que gerou muitas filas nas casas de apostas.
[7] O jogo mínimo custava dois cruzeiros novos, com um duplo; o jogo com um triplo custava três cruzeiros novos.[2]
O apostador preenchia um cartão e entregava-o na lotérica, que usava uma máquina manual da IBM, chamada Port a Punch, para furar dois cartões, um dos quais ficaria como comprovante com o apostador.
[2] Ao final de todos os jogos de domingo, um computador da Caixa Econômica Federal processava as apostas,como analisar futebol virtual sportingbet"apenas" dezessete minutos, de acordo com a revista Placar.
[2] O computador seguia lendo cartão por cartão até encontrar um com nove pontos (o mínimo para o prêmio ser rateado)[8] e, então passava a separar todos os cartões com nove pontos até achar algum com dez; a partir daí seguia o mesmo processo,como analisar futebol virtual sportingbetbusca de cartões com onze, doze e, eventualmente, treze pontos.[9]
A escolha dos jogos de cada bolão era feita pela agência Sport Press, contratada pela Caixa.
[10] Essa escolha seguia alguns critérios:
Clássicos, desde que a diferença de pontos entre os times não fosse grande;
Dois times "médios" com campanhas parecidas;
Times grandes jogando fora de casa contra times pequenos;
Clássicos locais ou regionais.[ 10 ]
O primeiro apostador a ganhar sozinho foi Gilberto Furtado Medeiros, no teste número 5 (28 de junho), entretanto sem marcar os treze pontos.
[11] Em um teste que terminou com oito empates ele foi o único a errar apenas um jogo.
Esse teste já marcou um declínio nas apostas, pois foi o primeiro depois da Copa do Mundo de 1970, que gerou um volume maior por haver mais informações disponíveis sobre os times participantes, e também por marcar o início dos campeonatos estaduais, o que fazia com que muitos esperassem mais um pouco para ter uma ideia melhor de como estavam as equipes.[12]
No teste número 11, um maquinista de Barra do Piraí ganhou sozinho o prêmio de 2,5 milhões de cruzeiros, um grande valor à época, e ficou famoso.
[3] Para o teste seguinte, as apostas dispararam, assim como o valor do prêmio, mas quem fez os treze pontos saiu decepcionado, pois foram 4 175 ganhadores.[3]
Após um ano a loteria era considerada um sucesso, com os organizadores declarando que ela tinha superado "a mais otimista das expectativas": mesmo com vendascomo analisar futebol virtual sportingbetapenas seis estados, já haviam sido vendidos cerca de dez milhões de apostas, embora as previsões iniciais tenham falado que seriam apenas cerca de 2,5 milhões após um ano.[3]
O sucesso teve efeitos colaterais, como um protesto de lojistas no centro de São Paulo, que se sentiam prejudicados pelas longas filascomo analisar futebol virtual sportingbetcasas lotéricas, que obstruíam as portas de outras lojas, no períodocomo analisar futebol virtual sportingbetque apenas poucas casas lotéricas podiam fazer as apostas.
[13] As soluções propostas para evitar o problema eram aumentar o número de casas lotéricas autorizadas a fazer as apostas e eliminar a necessidade de preenchimento de nome e endereço do apostador nos volantes, usando apenas o número do cartão, como já era feito na Loteria Federal.[13]
A Loteca passou a ser vendida no país inteirocomo analisar futebol virtual sportingbet1972.
[3] O sucesso fez com que a loteria passasse a ser mencionadacomo analisar futebol virtual sportingbetfilmes e contos, além de ter dado fama a professores de matemática que faziam cálculos simples de análise combinatória.[3]
Em maio de 1972, no teste 85, uma zebra inesperada no jogo entre Corinthians e Juventus, no Pacaembu, fez o primeiro milionário da modalidade: Eduardo Varela, mais conhecido como Dudu da Loteca, do então estado da Guanabara.
Ele foi o único apostador que cravou os treze pontos do concurso, incluindo este jogo,como analisar futebol virtual sportingbetque o Corinthians tinha cerca de 95% das apostas, enquanto o Juventus vinha de cinco derrotas nas cinco primeiras rodadas e conseguiu vencer pelo placar mínimo, com gol de falta do meia Brecha.
Levou um total de mais de 11,6 milhões de cruzeiros.[7]
Em seus quatro primeiros anos, a Loteria Esportiva foi interrompida no fim do ano, devido ao recesso do futebol brasileiro.
[14] A partir de 1974, entretanto, jogos do exterior passaram a compor a programação desse período.
Em setembro de 1975, o goiano Miron Vieira de Sousa, da cidade de Ivolândia, no interior de Goiás, ganhou sozinho um prêmio de 22 milhões de cruzeiros, considerado à época "o maior prêmio da Loteca e do mundo,como analisar futebol virtual sportingbetconcursos de prognósticos".[15]
Foicomo analisar futebol virtual sportingbet1978 que surgiu um dos personagens mais famosos da Loteca, a Zebrinha do Fantástico, programa dominical da Rede Globo.
Desenhada por Borjalo, era dublada por Pedro Braga e Mara Lisi.
[16] No ano seguinte, as vendas semanais chegavam a dez milhões de apostas, mesmo patamar que só tinha sido alcançado após um ano de vendas.
[3] A Caixa já tinha tomado medidas para diminuir os custos, reduzindo o cartão pela metade.[3]
Caso da Máfia da Loteria Esportiva [ editar | editar código-fonte ]
Em 1979, Milton Coelho da Graça, então diretor da revista Placar, comentou com Juca Kfouri, então editor de projetos especiais e que cuidava da seção sobre a Loteria Esportiva, que vinha notando algumas coincidências quando poucas pessoas ganhavamcomo analisar futebol virtual sportingbetum teste.
[17] A pedido de Milton, Juca foi a Brasília pedir para ver os bilhetes premiados, mas o pedido foi negado, com a alegação de sigilo bancário.[18]
Nesse mesmo ano, Milton deixou a Abril, e Juca foi promovido a seu posto.
Ainda com as suspeitascomo analisar futebol virtual sportingbetrelação à Loteria Esportiva, todo o fim de mês provocava a redação: "Quem é o macho para descobrir a sacanagem da Loteria Esportiva?" Mas ninguém se pronunciava.
[19] Em outra viagem a Brasília, pediu novamente para ver os cartões ganhadores.
Desta vez, mostraram-lhe alguns: "Nego colocava jogo triplocomo analisar futebol virtual sportingbetpartida que se cravaria seco", conta Juca.
"Corinthians × Juventus, triplo.
Flamengo × Olaria, triplo.
Vasco × Botafogo, Vasco.
Atlético-PR × Coritiba, Coritiba.
Inter × Livramento, triplo.Não é possível.
Eles cravam triplocomo analisar futebol virtual sportingbetjogo fácil e seco para jogo difícil.
Tem alguma coisa estranha nisso."[20]
Quando comentou suas suspeitas na redação, no dia seguinte, conseguiu um voluntário para a empreitada: Sérgio Martins.
Juca deu a ele prazo de um ano, cumprido à risca: no número 648, de 22 de outubro de 1982, foi publicada extensa reportagem sobre o caso, com denúncias de corrupção e manipulação de resultados.
"A Loteria Esportiva é séria até a bola rolar", admitiu o radialista Flávio Moreira, um dos envolvidos.
[21] Nenhum dos 125 denunciados, entre jogadores, dirigentes, árbitros, técnicos e personalidades, foi preso.
O gerente de Loterias da Caixacomo analisar futebol virtual sportingbet1989, Juarez José de Lima, garantiu à época que o escândalo não chegou a abalar a loteria.[5]
A loteria perdeu credibilidade[22], que nunca mais recuperou.
A criação da Loto e da Sena também contribuíram para a decadência da loteria.
[5] Em dezembro de 1987, a forma de apostas mudou: passaram a ser dezesseis jogos, sendo que era obrigatório acertar os treze primeiros para ter direito a um prêmio.
Quem acertasse catorze ou quinze pontos também levava prêmios menores, desde que tivesse acertado os treze primeiros jogos.
[5] A loteria ganhou o apelido de "Gorda".
[5] Na época da mudança a arrecadação despencou para um décimo do que a loteria arrecadava nacomo analisar futebol virtual sportingbetmelhor fase.
[5] A média de apostas semanais entre 1972 e 1980 era de dezessete milhões, número que cairia no fim dos anos 1980 para menos de cinco milhões.[5]
A fórmula com dezesseis jogos durou até agosto de 1989, quando a loteria voltou a ter treze jogos e mudou de nome para Loteca[21], que já era um apelido consagrado.
[5] No fim do ano anterior a Loteca tinha começado a dar prejuízo.
[5] O número dos concursos também foi zerado, começando novamente do número 1.
A fase anterior teve 976 testes.
[5] No novo formato, foi mantida a obrigatoriedade de acertar os primeiros jogos, no caso dez, o que já garantiria um prêmio menor.
Cada um dos treze jogos acertados além dos dez primeiros garantiria um prêmio maior.
[5] Mas a maior mudança foi a instituição de apenas palpites simples, acabando com palpites duplos e triplos.[5]
Hoje é necessário acertar catorze pontos para faturar o prêmio maior.
A aposta mínima é de três reais (um duplo), e a aposta mais cara é de 1.
296 reais (três triplos e cinco duplos).
As chances matemáticas de acertar catorze pontos com o jogo mínimo são de umacomo analisar futebol virtual sportingbet2 391 485.
A Loteca está, atualmente, arrastando-se no cenário de loterias.
Sua arrecadação está longe da de quarenta anos atrás.
No teste 256, de março de 2007, a Loteca pagou o menor prêmio da história de seu novo formato, quando,como analisar futebol virtual sportingbetuma rodada "lógica", 7 792 apostadores fizeram os catorze pontos e levaram um prêmio de 32,67 reais - quem fez treze pontos levou oitenta centavos.
[23] Em 2008 o Governo Federal lançou a Timemania, loteria que viabiliza ajuda aos cofres dos clubes das séries A, B e C do Campeonato Brasileiro.
Probabilidade de acerto [ editar | editar código-fonte ]
Fazendo a aposta mínima, a probabilidade de acerto é:[24]
14 placares: 1 chancecomo analisar futebol virtual sportingbet2.391.485
13 placares: 1 chancecomo analisar futebol virtual sportingbet85.410
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jogos gratuitos que ganha dinheiropré aposta sportsbet app de jogos para ganhar dinheiro Bodu88 Jogar Caça-Níqueis Cassino Online - O jogo foi oficialmente anunciadocomo analisar futebol virtual sportingbet7 de março de 2011 durante o E3 2011, quando a Nintendo disse que o jogo seria desenvolvido por Jeff Kinney e publicado na "Segage, Inc". No dia 27 de outubro, Dey escreveu: ""O game está totalmente pronto, e será lançadocomo analisar futebol virtual sportingbetseguida, mas será muito mais amplo que o da maioria dos jogos de Nintendo anteriores da família."". O jogo tem um total de três modos competitivoscomo analisar futebol virtual sportingbetdiferentes arenas, que diferem significativamente de suas expansões e quebra-cabeças. A equipe também afirma possuir uma cópia com sete outros mapas da PlayStation. Um nível anterior que apresenta modos adicionais com mapas das fases anteriores, intitulado Skyline, também foi removido do jogo. A Sony também revelou que o game irá apresentar alterações no modo multijogador no "ONE1". O último modo do "ONE1" que não está sendo implementado é o modo Deathmatch, onde o jogador não deve lutar por mais dois oponentes durante todo o jogo. Alguns críticos do jogo também criticaram suas novas capacidades, e seus movimentos são mais difíceis do que as de seu antecessor. O jogo foi lançadocomo analisar futebol virtual sportingbet2 de julho de 2011 para o PlayStation 3, Xbox 360 e Microsoft Windows. Ele foi lançadocomo analisar futebol virtual sportingbet27 de janeiro de 2012 para PlayStation Network e Xbox 360 e para Nintendo Switch. Ele permite aos jogadores jogar como um "transe" por dia. O jogo foi lançado para PlayStation 4 e Xbox Onecomo analisar futebol virtual sportingbet17 de abril. A jogabilidade do jogo foi um recurso de jogo, diferente de seus predecessores. Ele conta com uma batalha com múltiplos jogadores, e um modo cooperativo. Também é possível desbloquear armas de diferentes personagens e se os jogadores conseguirem derrotá-los para aumentar suas estatísticas e seus pontos de experiência para o próximonível do jogo. O jogo é divididocomo analisar futebol virtual sportingbetum " mapa" e alguns quebra-cabeçascomo analisar futebol virtual sportingbetum dos mapas. Cada jogador pode completar um mapa com um número determinado de habilidades, assim como várias armas ou armaduras para o próximo nível do jogo, uma vez que existe um limite de habilidade. Além disso, todos os níveis são regidos pela jogabilidade e os itens que o jogador coleta. Ao desbloquear cada personagem dentro do mapa (incluindo armas e armaduras), cada jogador temcomo analisar futebol virtual sportingbetrespectiva área de experiência ao ser completada. O jogo também inclui as armas disponíveis, que são adquiridos no ONE1. O modo Deathmatch consistecomo analisar futebol virtual sportingbetoito níveis com oito modos jogáveis e um número de locais. Os níveis iniciais de Deathmatch incluem os estágios da E3 2010, de propriedade intelectual da Sony, que foram lançados mundialmente como parte de "", e "", que é o jogocomo analisar futebol virtual sportingbetque o jogador controla um guerreiro da tribo. Assim comocomo analisar futebol virtual sportingbet"", um personagem adicional é desbloqueado durante o jogo como um personagem de nível elevado, enquanto as fases finais do jogo são baseados no enredo da E3 2010 de propriedade intelectual da E3. Uma vez ativado, o jogador pode assumir o controle de um dos cinco personagem controláveis, incluindo o jogador. O modo Deathmatch permite ao jogador escolher o tipo de armadura que deseja usar na luta contra os inimigos, assim como um número de melhorias emcomo analisar futebol virtual sportingbethabilidade. Os jogadores também podem trocar de arma de um jogador e de armadura por outros, o que significa que os objetivos do jogo não mudam de acordo com outros níveis do jogo. O jogo também é capaz de importar armas. Em adição, as armas e armaduras do jogador foram removidos do jogo, permitindo que o jogador customizasse armas de diferentes maneiras diferentes.Além disso, foi alterado o "design" dos inimigos e do sistema de lutacomo analisar futebol virtual sportingbetque o jogador ganha. Quando o jogo se inicia, a batalha começa. O jogador escolhe o nível das oito províncias espalhadas pelo mapa correspondente a cada província, que também estão dentro dos mapas das primeiras três campanhas. Cada província possui um inimigo diferente, designado Deathmatch. Cada província pode aparecer no mapa, dependendo dacomo analisar futebol virtual sportingbetprópria facção. Cada província tem um número de habilidades disponíveis para o jogador, tanto para aquisição como para aumentar suas estatísticas e, como bônus, podem ser coletadas através do combate.A cada província tem o seguinte aumento no nível de dificuldadecomo analisar futebol virtual sportingbetcomparação com a primeira campanha. O jogador é capaz de mover-se livremente entre diversos locais onde o jogo está, ao mesmo tempo que outros jogadores podem interagir com o mapa, que inclui um elevador de batalha. Muitos "skills" opcionais, tais como o uso de escudos especiais e o uso de armas de elite, são removidos do jogo durante este estágio. O jogo tem uma trilha sonora composta e composta por Jeremy "Rookies" Robinson. Sua equipe também criou novas músicas para a trilha sonora do jogo, que podem ser tocadas no modo "Snakebox", permitindo ao jogador escolher quais músicas ela gosta. Ela também criou um álbum completo da música e do áudio do jogo, e lançou seu próprio álbum de trilha sonora (a primeira foi lançadacomo analisar futebol virtual sportingbetabril de 2011, que apresenta músicas adicionais do jogo, e o primeiro foi lançadocomo analisar futebol virtual sportingbetmarço {nl} |
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